Projetos Sociais

NAS – Núcleo de Ação Social – http://www.nas.org.br

O NAS foi fundado por uma estudante de Psicologia moradora do Bairro Real Parque e por uma Assistente Social para suprir as deficiências do Posto de Saúde local, no atendimento da população do bairro e no fornecimento de medicamentos.

O NAS oferece o programa Oficina de Aprendizagem que atende crianças e adolescentes de 06 a 14 anos em situação de vulnerabilidade social, em horário complementar à escola formal. Oferece um espaço de proteção e referência para crianças e adolescentes inseridas no programa e suas famílias, visando propiciar ações que garantam os direitos sociais, o desenvolvimento de potencialidades através de estímulos lúdicos, a consciência política dos direitos e deveres dos indivíduos enquanto cidadãos, auxiliando para o aprendizado da criança, do adolescente e de seus familiares. Neste projeto acontecem semanalmente oficinas de flauta, educação ambiental e cidadania, educação física, capoeira e judô e, diariamente, a RODA.

A CAPOEIRA NO NAS

Em 2009, Mestre Ferpa começou a desenvolver junto ao NAS as oficinas gratuitas de Capoeira voltadas às crianças do próprio núcleo. Até então faziam parte do projeto 30 crianças no período da tarde.

As oficinas de capoeira proporcionam aos alunos o aprendizado da história da Capoeira, das músicas e confecção de instrumentos como o pandeiro reciclável. Além disso, as aulas práticas contribuem para o desenvolvimento das capacidades físicas e motoras do aluno. Conhecendo e vivenciando a capoeira os alunos mantém viva a nossa tradição cultural.

Em 2010, iniciamos o Programa de Bolsas, destinado a alunos que se destacam no bom comportamento dentro da instituição, bom andamento escolar e desenvolvimento motor. Assim, uma vez por semana, são direcionados à academia Podium em Barão Geraldo, proporcionando aos alunos a troca de experiências com pessoas de outra realidade social além de ter um maior contato com as práticas da Capoeira.

No mesmo ano conseguimos o apoio da Tigrinhos Comunidade com uniformes para as 30 crianças do núcleo.

Uniformizadas, as crianças realizaram algumas apresentações na Praça do Coco e no Lume Teatro (encontro Quebrada na Ginga), local em que receberam sua primeira graduação na Capoeira e conheceram diversos professores, contra mestres e mestres.

Os alunos do NAS também participaram da Vivência de Capoeira no próprio núcleo com a Mestre Lu Pimenta do Grupo Cordão de Ouro de Belo Horizonte, conhecendo novas histórias da Capoeira e atividades lúdicas muito interessantes.

Em 2011 encontramos novos desafios, pois o NAS passou a atender crianças nos períodos da manhã e tarde. Assim, o Professor Xavier ministra as oficinas da manhã e o Mestre Ferpa as oficinas da tarde. Em Outubro, com o apoio dos familiares, NAS, Dary Alternativa, Ô Pastel, Nacional Telha e outros parceiros, as crianças participaram do encontro Quebrada na Ginga. Aulas com professores convidados, apresentações e entrega de graduações fizeram parte da programação do evento.

Em 2012 realizamos o 1º Encontro Infantil NAS Capoeiras na nova sede do núcleo. Além de receber as graduações, as crianças fizeram uma belíssima apresentação de Maculelê e ficaram entusiasmadas com a apresentação dos professores e mestres convidados. Agradecimento especial aos patrocinadores e colaboradores do evento: Righetto Fitness; Dari Alternativa; NAS; Juliana Vitorino; Carol Pertiga; Tatiane e Denilso Brustelo; Hernani Assunção.

Clique e confira algumas fotos do evento.

Em 2013, o 2º Encontro Infantil NAS Capoeiras foi o evento que inaugurou o anfiteatro do núcleo social após sua reforma. O evento organizado pelo Mestre Ferpa e Professor Xavier (Calanguinho) em parceria com o Núcleo de Ação Social contou com a presença de mestres, contramestres, professores e instrutores do Grupo Cordão de Ouro Capoeira.

Clique abaixo e veja as fotos do evento:

Em 2015, o Encontro NAS Capoeiras organizado pelo Mestre Ferpa e Professor Calanguinho reuniu capoeiristas de todo o Brasil e teve além da entrega dos cordões, uma belíssima homenagem das crianças ao Mestre Cícero e entrega de premiações aos alunos destaques do ano

Em 2016, o evento “Jogo de Capoeira” envolvendo alunos da academia CDO Barão e alunos do NAS correu como proposta de integração entre os participantes.

Em 2017, o “Jogo de Capoeira” ocorreu em proporções maiores integrando os alunos do NAS, da academia CDO Barão Mestre Ferpa e os alunos do Mestre Cícero (CDO Campinas-Centro). Durante a programação tivemos muita roda de Capoeira para as crianças, apresentações culturais como a Puxada de Rede e a entrega de graduações de instrutor.

E dessa forma o trabalho com as crianças através da Capoeira é oferecido até hoje no NAS, neste momento, em um novo formato, através de aulas remotas. Semanalmente, através da página da instituição no Facebook videoaulas são disponibilizadas para que as famílias possam acessar os conteúdos das atividades.

CLIQUE NAS IMAGENS E CONFIRA AS DIVERSAS ATIVIDADES REALIZADAS COM AS CRIANÇAS DO NAS…

Responses

  1. è um lindo trabalho, concerteza vamos ajudar,

  2. Muito bacana!

  3. parabens professor pelo trabalho


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: